Estar na Bélgica me lembra muito estar numa fazenda!
Para qualquer lugar que vamos há sempre uma terra ocupada. Eles aproveitam cada centímetro da terra, e isso acaba fazendo com que, praticamente qualquer estrada ou estradinha seja margeada por plantações e pastos.
Pesquisando na net, aprendi que boi aqui chama-se gado belga azul, e é resultado do cruzamento entre a raça belga e inglesa, saindo esse boi musculoso e troncudo.
O cavalo parece que usa botas. Tem um excesso de pêlos nas patas, são baixos, e troncudos também.
Aqui em Waterloo, uma cidade à 20 minutos de Bruxellas, e no centro dela, convivo com o ar rural todos os dias. Virando a esquina da minha casa vejo um rebanho de ovelhas pastando todos os dias.
A menos de 10 km já estou na roça. Às vezes o limite do campo e da cidade, é apenas uma estradinha sinuosa.
Agora no inverno o cheiro que paira no ar é de lenha queimada. Todas as casas estão com as lareiras a pleno fogo.
Hoje, um dia chuvoso, a entrada da minha casa está apinhada de minhocas! (Nheca!!! Eu odeio esse bicho!) Ainda bem que elas fazem a felicidade dos vários pássaros que mergulham os seus bicos ávidos naquelas carninhas magricelas. E quando não são comidas, sobra para mim a limpeza. Ai, meu estômago chega a embrulhar!
No verão, adivinhem qual é o odor? Duvido que acertem! Esterco!
Saindo um pouco do assunto mal cheiroso, vamos falar das ovelhas, as pequenas peludas e gordas que estão por toda a parte, até ali no quintal do vizinho.
Lembro-me que na minha primeira morada na Bélgica, fomos convidados para jantar na casa de um colega de trabalho. Mas antes do jantar ele tinha um afazer a cumprir. Levou-me no terreno vizinho, onde mantinha algumas cabeças do animal quentinho. E lá encontramos filhotes que já esperavam pelo alimento: mamadeira! Sim, o senhor levou mamadeiras cheias de leite para os pequenos.
Falando de agricultura, encontramos o plantio de batata, beterraba, milho, trigo e outros cereais.
No caminho da escola tem um campo de milho que margeia a rua.
Outro dia ficamos intrigados com uma montanha de "coisas". Que era aquilo? Depois de muito analisar, diminuir a marcha para ver melhor, chegamos a conclusão que eram batatas.
Sim, os belgas adoram batatas. Acho que é o prato principal de todos os dias. Existem as tais de friteries. Vendem batatas fritas em sacos ou em pequenas bandejas, com muita maionese por cima (preferem essa ao catchup), e as pessoas saem comendo pelas ruas. Pode até mesmo ser aquela a refeição do almoço. Já presenciei mãe em restaurante pedindo somente batata frita de almoço para a filha de 2 anos.
E para dizer a verdade, são as melhores batatas fritas que eu já comi! Só que no lugar da maionese eu coloco MUITO catchup! rsrsrsrsrs


