domingo, 11 de março de 2012

Um pouco da vida diária

Estar na Bélgica me lembra muito estar numa fazenda!
Para qualquer lugar que vamos há sempre uma terra ocupada. Eles aproveitam cada centímetro da terra, e isso acaba fazendo com que, praticamente qualquer estrada ou estradinha seja margeada  por plantações e pastos.






Pesquisando na net, aprendi que boi aqui chama-se gado belga azul, e é resultado do cruzamento entre a raça belga e inglesa, saindo esse boi musculoso e troncudo.
O cavalo parece que usa botas. Tem um excesso de pêlos nas patas, são baixos, e troncudos também.
Aqui em Waterloo, uma cidade à 20 minutos de Bruxellas, e no centro dela, convivo com o ar rural todos os dias. Virando a esquina da minha casa vejo um rebanho de ovelhas pastando todos os dias.
A menos de 10 km já estou na roça. Às vezes o limite do campo e da cidade, é apenas uma estradinha sinuosa.
Agora no inverno o cheiro que paira no ar é de lenha queimada. Todas as casas estão com as lareiras a pleno fogo.
Hoje, um dia chuvoso, a entrada da minha casa está apinhada de minhocas! (Nheca!!! Eu odeio esse bicho!) Ainda bem que elas fazem a felicidade dos vários pássaros que mergulham os seus bicos ávidos naquelas carninhas magricelas. E quando não são comidas, sobra para mim a limpeza. Ai, meu estômago chega a embrulhar!
No verão, adivinhem qual é o odor? Duvido que acertem! Esterco!
Saindo um pouco do assunto mal cheiroso, vamos falar das ovelhas, as pequenas peludas e gordas que estão por toda a parte, até ali no quintal do vizinho.
Lembro-me que na minha primeira morada na Bélgica, fomos convidados para jantar na casa de um colega de trabalho. Mas antes do jantar ele tinha um afazer a cumprir. Levou-me no terreno vizinho, onde mantinha algumas cabeças do animal quentinho. E lá encontramos filhotes que já esperavam pelo alimento: mamadeira! Sim, o senhor levou mamadeiras cheias de leite para os pequenos. 
Falando de agricultura, encontramos o plantio de batata, beterraba, milho, trigo e outros cereais.
No caminho da escola tem um campo de milho que margeia a rua. 
Outro dia ficamos intrigados com uma montanha de "coisas". Que era aquilo? Depois de muito analisar, diminuir a marcha para ver melhor, chegamos a conclusão que eram batatas.
Sim, os belgas adoram batatas. Acho que é o prato principal de todos os dias. Existem as tais de friteries. Vendem batatas fritas em sacos ou em pequenas bandejas, com muita maionese por cima (preferem essa ao catchup), e as pessoas saem comendo pelas ruas. Pode até mesmo ser aquela a refeição do almoço. Já presenciei mãe em restaurante pedindo somente batata frita de almoço para a filha de 2 anos.



E para dizer a verdade, são as melhores batatas fritas que eu já comi! Só que no lugar da maionese eu coloco MUITO catchup! rsrsrsrsrs