sexta-feira, 20 de julho de 2012

Verão??? Onde???



Começo com uma triste notícia: o verão não rolou.
A expetativa de um verão ensolarado depois de uma primavera tenebrosa, ficou mesmo nos sonhos.
O céu belga permanece encoberto de nuvens negras, insistindo em mandar chuva e frio. É, frio de 11 a 14 graus em pleno verão. 
Estamos no mês de liquidação nacional (até para liquidar existem regras por aqui, escrevo sobre isso depois). Liquidação de verão. Dá uma dó danada! Shortinhos, vestidinhos, camisetas tudo colorido e fresquinho, e tudo pendurado nas araras. Eu mesma, fiquei atrás de blusas de mangas e calças, coloridas claro, para espantar a tristeza dos dias cinzentos. Sandálias? Esquece! Os meus pares brasileiros estão todos novinhos e dentro das caixas.
Nesse fim de semana, fiquei um pouco aliviada quando vi que até os belgas fazem a mesma pergunta. Estava um pequeno cartaz pendurado timidamente ao lado do anúncio de saldos de uma loja: Il est où le soleil? (Onde está o sol?)
Resposta: em todos os cantos do mundo, exceto na Bélgica.
Semana passada fizemos um churrasco aqui em casa. Foi um tal de monta e desmonta mesa, abre e fecha sombreiro, entra e sai de casa. Até que finalmente, fomos vencidos e ficamos dentro de casa com a churrasqueira sob um guarda-chuva. Tudo bem, a picanha brasileira continou saborosa e macia. E a cerveja belga continuou gelada.
Nesse exato momento, Sophia desenhou um enorme sol e me pediu para pendurar na porta. Claro! Lá está o desenho inocente tentando nos dar ânimo. Valeu, filha!
Bom, mudando de assunto, senão a gente mofa nas palavras, vou contar um pouco da liquidação nacional. São duas anuais, uma no inverno (janeiro) e outra no verão (julho). Existe a data exata para começar e terminar, determinadas pelo governo. O comércio começa com a primeira remarcação em torno de 30% e com o passar das semanas, e dependendo das vendas, passa-se para a segunda remarcação - 50%, chegando nas últimas semanas a até 70% de desconto. Segundo a lei, o comerciante não pode anunciar saldo fora do período estabelecido, caso o faça está sujeito a pagamento de multa. O país inteiro entra nesse ritmo, e é uma das poucas vezes no ano que as lojas abrem no domingo para a inauguração dos saldos. Como o mar não está para peixe, será que vão fazer o que com a mercadoria encalhada? Estou doida para que a chuva favoreça nesse quesito e permita-me comprar aquela calça verde, amarela ou vermelha, que estou namorando há um tempo.
E para o meu deleite no término desse post, estão dizendo por aí, mais precisamente a meteorologia, que a partir de amanhã teremos sol! Será que pode confiar?

Um comentário:

  1. Eu amo ler seu blog amiga, mas acho que amaria mais uma liquidacao kkkkk. Nao desanime e nos mantenha informada sobre a vida por ai. Uma coisa que nunca esqueco eh a Sophia no banheiro em Paris... Luisa quase sempre me apronta essa... E la to eu lembrando de vcs!!! Bj grande e espero que o sol apareca por ai.

    ResponderExcluir