domingo, 26 de fevereiro de 2012

Civilidade


Quem de nós brasileiros, já pensou na possibilidade de haver proglames na prefeitura, com direito a comunicação enviada pelo correio aos vizinhos, sobre uma reforma em sua residência? E ainda, ter afixada em frente a sua casa uma nota em cor amarela com o mesmo comunicado da reforma residencial? E o pior, correr o risco de um vizinho reclamante, que não concorda com o um metro de extensão no fundo do quintal, "pôr areia" no seu projeto?
Pois é, brasileiros e brasileiras dessa terra varonil, recentemente recebi um "Aviso de urbanismo" da prefeitura me informando que o vizinho da casa X, cadastrada sobre o registro tal, tinha entrado com um pedido de reforma, cujo projeto consistia em:
1. profundidade total das construções = 5m
2. recuo lateral = 1m63
3. altura da fachada do volume secundário superior àquela do volume central
4. material necessário à reforma: pedras, blocos, betoneiras, tijolos brancos.

Finalizando, "as reclamações e observações escritas devem ser endereçadas a prefeitura até o dia 10 de novembro de 2011. As reclamações e observações orais podem ser feitas até o dia 24 de nove e meia às dez da manhã."
E aí está. Bela lição de moral e cívica. Todos possuem o direto a  liberdade de ação, desde que não interfiram no direito à liberdade do próximo.
Eu cumpro as regras e leis, você idem. Todos nós vivemos em paz.
Onde estão as aulas de moral e cívica de nossas escolas? Por que os alunos fazem chacota, debocham e acham tudo uma asneira? Onde e com quem aprenderão o dever da civilidade? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário